terça-feira, 8 de setembro de 2009

Panorama da Casa do Baile





O ponto de foco o qual destaquei no meu trabalho foram as ousadas curvas assimétricas de Oscar Niemeyer em seu projeto da Casa do Baile. Pelas curvas serem algo novo e totalmente impactante para a década de 40 e de certa forma por ainda instigar os arquitetos da atualidade, se caracteriza por uma contribuiçao importante para a arquitetura brasileira.
Ao observar a construção, o que me chamou mais atençao nesse aspecto foi a marquise , que se delineia por curvas livres. Deixando claro dessa forma a leveza e harmonia que a construçao possui diante do local em que esta inserido.

Como o proprio Niemeyer diz : "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível

criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que
encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do
céu, nas ondas do mar. De curvas é feito todo o universo. O universo curvo

de Einstein. (Oscar Niemeyer) "

Esse pensamento foi o ponto de partida para a montagem do panorama, o qual possui os motivos que levaram niemeyer a pensar na curva.

3 comentários:

  1. Hoje, foi solicitado q fizessemos um grupo de 3 pessoas para a realização do próximo trabalho (um novo panorama sobre a casa do baile) e que fizessemos uma análise crítica sobre o panorama de cada um do grupo.
    O meu grupo, sou eu, mais Renata e Thaís Lamonier.

    Panorama de Renata

    Achei muito interessante a hamornia colorida das cores, a incorporação de Niemeyer encima da marquise tocado saxofone, que tem tudo ver com o propósito inicial da estrutura, ( hoje, a casa do baile funciona como um museu) e a incrementação da montanha e nuvens, que como diz ele no seu poema são suas inspiraçãoes.
    Entretanto, acho que a cor viva demais tornou seu panorama sub-real demais, não sei se foi esta sua intenção, acredito que sim... Também acho que você poderia dispor de modo melhor o texto para ele ficar mais em sintonia com a estrutura e, assim, propiciar melhor visualização (leitura). Como você mesma disse, se sua intenção era destaca as curvas acredito que você poderia explora melhor as curvas da marquise.
    Mas, em geral eu achei muito bom seu panorama, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. falar de algum trabalho de alguem assim é difícil, ainda mais, sabendo que ela não sabia mexer direito no photoshop, como vc e eu, né.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, agente fez mesmo uma análise CRITICA, enquanto os outros grupo fizeram, apenas uma análise singela. Acho q exageramos...
    kkkk

    ResponderExcluir